domingo, 8 de agosto de 2010

Luiza Barcelos

Foto: Luiza Barcelos Divulgação

A muito tempo sou admiradora da marca Luiza Barcelos. No início com sua mãe, eu sempre acompanhava  em revistas nos editoriais de moda, nos jornais, e agora, com a facilidade do computador, pela internet, o que me privilegiou poder conhecer pessoalmente a Luiza. Primeiro foi através do Facebook, comunidade que ela participa, e depois por um acaso do destino nos encontramos em sua loja primeira no Diamond Mall. Conversavamos através do Facebook e a minha impressão se confirmou pessoalmente: Luiza é uma mulher fantástica! Super simpática e atenciosa estava atenta a todos os detalhes em sua loja que aliás, ficou lindíssima!

foto: site Lilian Pacce

Meu próximo desejo, além de continuar adquirindo várias Luiza, claro, é conhecer a fábrica que fica aqui em Belo Horizonte. Para quem ainda não sabe, além do site da marca aonde você encontra um catálogo virtual,  Luiza também possui um blog aonde posta diariamente looks com seus produtos, fotos de pessoas usando seus sapatos e bolsas e recentemente produziu um concurso para novos designers entre outros assuntos diversos ligados não só a moda mas a arte em geral.

minha participação no blog da Luiza mostrando todo meu amor pela marca!

Luiza gentilmente me concedeu uma pequena entrevista que fiz por email  para conhecermos um pouquinho mais sobre ela.

Entrevista concedida pela designer de calçados Luiza Barcelos, da marca que leva seu nome em 06-08-2010.


1)      Como tudo começou?
A marca Luiza Barcelos surgiu há mais de vinte anos e foi fundada for mamãe, Dorinha Barcelos, quando ela tinha 50 anos! Ela era muito elegante e seus sapatos faziam muito sucesso entre suas amigas, que sempre perguntavam onde ela os comparava. Logo mamãe passou a vender sapatos, até que um dia viu num anúncio de jornal que uma fábrica estava à venda. Ela não tinha nem onde colocar o maquinário, mas mesmo assim comprou, levou tudo lá pra casa e logo depois achou um galpão, que foi a primeira sede da Luiza Barcelos.

2) E como você se tornou designer de sapatos?
Por essa época, eu estudava decoração na antiga FUMA, quando mamãe decidiu que eu é que tinha de ser a estilista da empresa. Quando ela me falou, insisti que eu era decoradora. Mas por uma dessas coisas do destino mesmo, quando cheguei em casa tinha uma carta da UFMG oferecendo um curso de estilo em calçados. Resolvi fazer o curso para ver se gostava, acabei criando minha primeira coleção lá e não parei mais.

3) E como é seu processo de criação?
Começo buscando inspiração no acervo da marca, primeiramente, e na internet e em viagens. Depois dessa pesquisa, faço os desenhos. Eles são enviados para nosso centro tecnológico, lá em Campo Bom (RS), que os devolvem já na forma de maquetes para o calce. Nesta etapa, acerto as curvas, desenhando direto nas maquetes, para os sapatos ficarem bem femininos, que é a marca da Luiza Barcelos. Depois disso, as maquetes são enviadas de novo para o Sul, e quando voltam corrigidas, coloco as combinações de cores. A última etapa é a confecção das amostras, em ateliês de parceiros, de onde elas saem diretamente para as feiras. Depois das vendas, as amostras retornam ao Sul, para que sejam feitas as escalas e depois voltam pra BH, para a fabricação dos produtos que vão para as lojas. Aí vem o momento mais emocionante, que é o lançamento.

4)      Para finalizar, quais lembranças você tem de sua mãe?
Mamãe faleceu tem cinco anos, e é uma paixão! Era uma mulher guerreira, sempre à frente de seu tempo. Acredita que, na juventude, ela já acompanhava meu avô em reuniões políticas? Um ambiente que na época não era nem um pouco recomendável pra moças. Mas ao mesmo tempo que era forte, determinada, também era muito carinhosa, fazia questão de reunir toda a família para almoçar aos sábados.


Bota da coleção de inverno
Fonte: Nello Aun blog


coleção inverno
Fonte: blog da Luiza Barcelos

coleção verão 2011
Fotos: Nello Aun/ Divulgação Luiza Barcelos

E essa bolsa e esse oxford, quero muitoooooo!!!!!!

Meu agradecimento a Luiza Barcelos por sua participação na sequência de postagens sobre os talentos mineiros que estou fazendo com muito carinho e prazer e à sua assessora Débora Fantini pela atenção.
Espero que gostem!

Beijos!


6 comentários:

Eneida Freire disse...

Adoro as peças da Luíza Barcelos!
Linda a postagem!
Beijo!

Luiza disse...

Oi, Aline!
É um prazer estar presente no seu blog.
Fico muito emocionada com esse seu carinho pela marca e, especialmente, por mamãe.
Um beijo,
Luiza Barcelos

Betty Gaeta disse...

Oi Aline,
Não conheço a Luiza pessoalmente, nem a loja dela em BH, mas os sapatos são lindos! Aqui não é muito fácil de achar, mas sempre que acho e gosto, eu compro.
Bjkas e uma ótima semana para vc.

lea disse...

Oba amiga vai ter um mega bazar na minha cidade e vai ter peças dessa marca, adorei,s era que vou gastar????? bjos

Luxo de Pink disse...

Oi Aline!
Qto tempo nao passo aki!
Adorei a entrevista! Tb amei o oxford! Qro ver a coleção todaaa;)

Bjinhosss

Anônimo disse...

Superb blog post, I have book marked this internet site so ideally I’ll see much more on this subject in the foreseeable future!

Postagens populares